SIPAM-CPLP

 

 

A aCtuar coordena a iniciativa SIPAM-CPLP, com o objetivo de, a partir de uma abordagem de direitos, promover a identificação e delimitação de sistemas agrícolas passíveis de serem patrimonializados e reconhecidos internacionalmente enquanto Sistema Importante Património Agrícola Mundial (SIPAM).

Breve cronologia da construção da iniciativa SIPAM-CPLP

  • Desde 2012 que membros da sociedade civil da CPLP têm realizado esforços para estimular a concretização desta iniciativa nos países da comunidade, no reconhecimento de territórios SIPAM nos países de língua portuguesa, a partir de uma abordagem de direitos, com participação efetiva da sociedade civil, nomeadamente dos agricultores familiares, guardiães destes territórios e conhecimentos tradicionais associados.
  • 2012: Secretariado Executivo da CPLP, em parceria com a aCtuar e o secretariado da REDSAN-CPLP submetem uma candidatura ao governo português para mobilizar recursos para a identificação e sistematização de sistemas agrícolas tradicionais relevantes nos países membros da CPLP. A candidatura não teve sucesso, mas os territórios pré-identificados permaneceram relevantes nos respetivos contextos nacionais. 
  • 2016: Acordo de Cooperação Técnica com a FAO / GHIAS começa a ser implementado no Brasil. Em Portugal, foi também iniciada a pré-identificação de um possível sistema.
  • 2017: Por ocasião da 2ª Reunião Extraordinária do CONSAN-CPLP, Brasília, a iniciativa regional SIPAM foi inscrita no plano de ação 2017/2018 do CONSAN-CPLP, com aprovação por unanimidade dos diferentes atores (governos dos diferentes países da CPLP e mecanismos legalmente constituídos), tendo sido atribuída a responsabilidade de coordenação desta iniciativa regional ao MSC-CONSAN e redes nacionais de Segurança Alimentar e Nutricional que o integram. A facilitadora do secretariado do MSC-CONSAN participou também, a convite do Secretariado do GHIAS, na ação “4th High Level Training and Experience Sharing on Globally Important Agricultural Heritage Systems”, que teve lugar na China.

  • 2018:No âmbito da Reunião de Alto Nível sobre Agricultura Familiar na CPLP (RANAF), realizada em Portugal, todos os Estados Membros reafirmaram o seu compromisso político com a implementação da iniciativa. É aprovado o primeiro sistema de um Estado Membro da CPLP pelo Comité Científico do GIAHS - o Sistema Agro-Silvo Pastoral do Barroso, Portugal.
  • 2018: “Seminário internacional: SIPAM na CPLP”, Ilha do Sal - Cabo Verde, 15 de Julho de 2018
  • 2019: Seminário internacional “Sistemas Importantes do Património Agrícola Mundial e ODS: caminhos para a cooperação”, Idanha a Nova, Portugal, 19 de julho de 2019, com a presença de participantes de Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Brasil, Portugal, China e do Responsável da FAO pelo Programa SIPAM / GIAHS. https://www.fisas.org/iniciativas/sipam/
  • 2024: A aCtuar coordenou a preparação da candidatura do Sistema Agro-Florestal do Cacau de São Tomé e Príncipe a SIPAM, a qual foi aprovada pela FAO em setembro de 2024.
  • Em curso - No âmbito do projeto Terras Vivas, está em curso a preparação da candidatura de Santo Antão - Cabo Verde a SIPAM. 

 

 

SIPAM já reconhecidos nos países de língua portuguesa: 

 

Objetivos

  • promover a identificação e delimitação de sistemas agrícolas passíveis de serem patrimonializados e reconhecidos internacionalmente enquanto Sistema Importante Património Agrícola Mundial (SIPAM).

 

Grupos-alvo

  • sociedade civil, nomeadamente dos agricultores familiares e guardiães destes territórios e conhecimentos tradicionais associados.

 

Duração

  • 2025-atualidade.

 

Produtos

 

Status

  • ativo.

 

Financiado por

  • FAO