
A aCtuar esteve presente na II Confluência, que se realizou entre 20 e 22 de junho de 2025, na Golegã, no espaço Equuspolis. Foi um encontro centrado na soberania alimentar, na transição justa, na dignidade dos/as produtores/as e na saúde dos ecossistemas. Este evento promoveu a solidariedade e a co-construção de soluções agroecológicas, reunindo agricultores, organizações e movimentos sociais.
Na sexta-feira, decorreram visitas a projetos inspiradores organizados por rotas temáticas:
No sábado, teve lugar uma mostra de produtos agrícolas, troca de sementes e bancas informativas, num ambiente que celebrou a abundância da terra. Paralelamente, decorreu um programa colaborativo com plenários entre agricultores, apresentação de iniciativas, grupos de trabalho e espaços de cooperação, culminando no plenário da Confluência.
O domingo foi dedicado à dimensão política da agroecologia e à articulação entre redes e movimentos sociais nacionais, ibéricos e internacionais. Foram ouvidas organizações portuguesas que trabalham na transição agroecológica ou se opõem a projetos extrativistas que ameaçam recursos comuns. Discutiram-se reivindicações e estratégias de articulação, com a participação de redes como Agroecology Europe, (futura) Rede Ibérica de Agroecologia e Aliança Europeia pela Agricultura Regenerativa.
Organização:
Al-bio
Rede Portuguesa de Agroecologia Solidária
CeCAFA
Escola Superior Agrária de Viseu
GAIA
Parceiros locais:
Município de Golegã
Hortas da Rainha
Horto do Amor
Fundação Mendes Gonçalves
Casa Mendes Gonçalves
The Landscape Farm
Vivid Farms
Colaborações:
Coletivos.org
Rede de cooperativas integrais
Reflorestar Portugal
PPGMA UERJ
AARJ Agroecologia
Associação ANIMAR
Reforma Agrária - Coma bem, viva bem
